domingo, 24 de maio de 2009

A rotina do Almeida


Dizem que ele sofre de transtorno obsessivo compulsivo, mas não admite, nem quem procurar um médico. Todo dia antes de sair de casa, ele faz uma verdadeira via sacra.

Almeida é um cara metódico. Dizem que sofre de transtorno obsessivo compulsivo, o tal do TOC. Deve ser verdade. Ele tem cada mania que deixaria qualquer psiquiatra doido de pedra. É urgente que ele procure ajuda médica, mas não admite que tem problemas e vai levando a vida do jeito que as manias mandam. Dizem que de médico e de louco, todos têm um pouco. Mas o Almeida tem as duas partes é de louco mesmo.

Todo dia antes de sair de casa, ele faz uma verdadeira via-sacra. Primeiro vai aos quartos e verifica se as janelas estão trancadas mesmo e conta até três. Pra ter certeza, força a fechadura para comprovar que estão trancadas. Depois vai aos banheiros e confirma que as torneiras e o chuveiro estão desligados. Pra ter certeza que não tem gota pingando ele coloca a mão embaixo e conta até três. E sai. Volta uma, duas vezes e repete a operação. Quando a gota pinga, ele seca a mão e conta até três novamente.

Depois dos banheiros, ele vai para a cozinha, verifica as sete bocas do fogão. A sétima é do forninho. Bem que a mãe dele sugeriu que comprasse um fogão de quatro bocas. Teria menos trabalho. Depois de ver que está tudo certo ele abre o armário planejado e fecha o registro de gás que alimenta o fogão. Pra ter certeza, passa a mão no registro e verifica que está na posição off. _ _Mas e se o vazamento começar no botijão? pensa Almeida, com medo de começar um incêndio.

Então ele abre a primeira porta da área de serviço, depois a segunda que vai para a varanda e fecha também o registro dos botijões. Pra ter certeza que está fechado, passa a mão no registro e verifica que está na posição off. Depois, ele volta fecha a segunda porta, a da varanda, força a fechadura e conta até três. Depois, ele fecha a primeira porta, a da área de serviço, força a fechadura e conta até três _ _ Será mesmo que fechei a porta da varanda? Então, ele abre a primeira porta, força a fechadura da segunda e conta até três. Depois, ele fecha a primeira porta, a da área de serviço, força a fechadura e conta até três.

Agora, Almeida está pronto para sair. Ele pega sua maleta e vai em direção à porta principal, fecha a porta, força a fechadura e conta até três. _ _ Será mesmo que eu fechei direito as janelas dos quartos? _ _ E se eu não fechei, entrar alguém e levar o que eu tenho? _ _ Eu não tenho seguro e vai ser difícil comprar tudo de novo. Então, Almeida abre a porta e olha para trás pra ver se não vem alguém. _ _ E se entrar alguém enquanto estiver nos quartos e se esconder na sala? Por isso, volta, fecha a porta principal e olha pela sala de TV, copa e sala de estar para conferir se ninguém se escondeu.

Vai aos quartos e verifica se as janelas estão trancadas mesmo. Pra ter certeza força a fechadura para comprovar que estão trancadas mesmo e conta até três. _ _ Será que não fechei as torneiras e o chuveiro? A insegurança martela os pensamentos de Almeida. Por isso, vai aos banheiros e confirma que as torneiras e o chuveiro estão desligados. Pra ter certeza que não tem gota pingando ele coloca a mão embaixo, conta até três e sai.

Já na sala de estar, Almeida aproveita a oportunidade e verifica mais uma vez que as bocas do fogão estão fechadas. Depois de ver que está tudo certo ele abre o armário planejado para conferir o registro de gás fechado que alimenta o fogão. Pra ter certeza, passa a mão no registro e verifica que está na posição off. _ _Mas e se o vazamento começar no botijão? pensa novamente Almeida, com medo de começar um incêndio.

Então ele abre a primeira porta da área de serviço, depois a segunda que vai para a varanda e verifica também o registro dos botijões. Pra ter certeza que está fechado, passa a mão no registro e confere se está na posição off. Depois, ele volta fecha a segunda porta, a da varanda, força a fechadura e conta até três. Depois, ele fecha a primeira porta, a da área de serviço, força a fechadura e conta até três.

Agora, Almeida está pronto para sair. Então ele fecha a porta principal. _ _ Será que eu apaguei todas as luzes da casa? Com medo de lâmpada acesa esquentar demais e provocar um incêndio ele volta para verificar em cada cômodo da casa que as luzes estão apagadas mesmo. Aliviado, ele fecha a porta principal e vai em direção a carro.

_ _ Mas será que eu deixei algum eletro ligado na tomada? Mais uma vez, Almeida abre a porta principal, fecha pra que ninguém entre e se esconda atrás do sofá e começa a inspecionar as tomadas. Verifica se não tem aparelho ligado e pra ter certeza mesmo, passa a mão em algumas tomadas. Depois, ele fecha a porta principal, respira fundo e entra no carro. Tranca o carro e pra ter certeza mesmo que está fechada a porta, ele força a maçaneta interna e conta até três.

Agora, Almeida está pronto para sair.

Nenhum comentário: