terça-feira, 13 de outubro de 2009

Avental glúteo

A indústria da moda sempre foi muito forte. Estilistas. Costureiras. Editoriais de moda. Fábricas. Lojas. E, é claro, muitos consumidores. Neste caso é mais pertinente afirmar muitas consumidoras. A moda feminina atravessa o tempo inventando e reinventando-se. 

O que a personagem da novela das oito (das sete, das seis, da concorrência) usa na telinha, em pouco tempo está nas ruas. Da moda casual à fashion, as mulheres reproduzem helenas, sílvias, yvones e bebels. Afinal prostituta global tem "catiguria". Viva as pitangas!

Do guarda-roupa profissional, passando pelo armário de festas, um segmento que cresceu - e tem muito para crescer - é a moda das academias, que abusam de tops, malhas e muitos acessórios. Graças ao design, justíssimos.

Neste cenário tem barriguinha de fora, com ou sem piercing no umbigo, e calça (deve ter outro nome e eu não sei) de malha apertada para tornear o bumbum e as coxas. Coisa que toda brasileira (que tem bunda saliente, é claro!) gosta de exibir.

Como a calça separa as duas bandas por causa da malha apertada e da pequena peça íntima da qual é possível ver a marca do elástico cravada no meio, as mais envergonhadas em exibir toda a saliência aproveitam um acessório da moda: o avental glúteo, uma espécie de capa.

Avental, segundo o Michaelis, é "resguardo de pano, couro ou plástico que se usa diante da roupa para protegê-la." Glúteo, segundo o mesmo, "se refere às nádegas". Portanto, avental glúteo é um acessório - nada fashion - para proteção traseira.

As que têm vergonha em exibir esse "look" (ui! - ô palavrinha besta!), optam pela camiseta da semana nacional do trânsito - aquelas que esgarçam depois da primeira lavada - e um agasalho que faz inveja a qualquer pijama. Fazer o que?

Mas se a malha - aquela das exibicionistas (ainda bem que elas existem) - é apertada propositalmente por que inventar um acessório para esconder o que, inicialmente, era para mostrar, exibir, revelar, expor? Há muito mais mistérios entre a indústria e as ruas do que sonha a nossa vã filosofia.

2 comentários:

TyZ disse...

Hehehe
Sabes que tô rindo até agora com este post, né? Eu também já segui moda de novela (u.u)

"Como a malha separa as duas bandas por causa da malha apertada e da pequena peça íntima da qual é possível ver a marca do elástico cravada no meio, as mais envergonhadas em exibir toda a saliência aproveitam um acessório da moda: o avental glúteo."
XDXDXD

Juliana disse...

hahahahahahha
avental glúteo foi demais!