quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Existem... cristãos e cristãos

__Cristão não vota neste ou naquele candidato.

Este é um argumento que incomoda no atual processo eleitoral, talvez em todos, para presidente da República. Fiquei pensando que na história mundial a igreja cristã andou de mãos dadas com reis e ditadores.

Muita gente foi queimada viva, degolada, enforcada... por não comungar com as crenças hegemônicas. A maioria esmaga a minoria. Na história, por obra de cristãos, muitos não cristãos pagaram com a própria vida.

Cristão que é cristão não deveria pedir que não se votasse em determinado candidato ou candidata. Afinal, ele também conhece (ou deveria conhecer) o livre arbítrio. 

O estado é laico. E assim deve continuar. Afinal, quem invoca Deus também o faz, muitas vezes, de um ponto de vista moral. E o preconceito não é a melhor companhia para se estabelecer políticas públicas.

2 comentários:

This Gomez disse...

E é algo que não deveria existir... mas vai continuar, enquanto as pessoas pensarem nele, Rei
XP

Parabéns pelo post!

Ana Carla Barbosa disse...

Tenho recebido muitas mensagens de pessoas que se denominam cristãs indicando candidatos ou depreciando outros. Mas sabe, fico bem tranquila, pq no fim das contas, tenho comigo que alguém bem bacana vai saber julgar este tipo de atitude. Até lá, manter a crítica e induzir crítica vai ajudando bastante.