sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Senhas para três filas

Pedir a segunda via da carteira nacional de habilitação.

7h50: A fila para entrar no serviço público é grande.
8h: A porta se abre. No balcão de informações, um funcionário trabalha (e três olham) distribuindo o cidadão-usuário pelas várias filas do serviço. Senha 12.

Senha 1
Senha preferencial de idoso.
Senha 2
Senha 3
Senha 4
Senha preferencial de idoso.
Senha preferencial de idoso.
Senha 5.
Senha 6.
Senha 7.
Senha preferencial de idoso.
Senha 8.
Senha 9.
Senha 10.
Senha 11.
Senha preferencial de idoso.
Senha 12.

__Finalmente!

8h25: Início do processo para solicitar a segunda via.
8h30: Pagar o boleto e depois fazer uma nova fotografia. Enfrentar mais duas filas.

E o banco abre somente às 9h.

__Como pode um serviço que precisa arrecadar taxas não fazer a arrecadação e implantar uma agência que não funciona no horário integral?


9h: O banco começa a receber os boletos. Ele é o primeiro da fila.

Atendimento preferencial de idoso.
Atendimento preferencial de idoso.

A fila não anda porque são poucos funcionários, que nem se preocupam em agilizar o atendimento. O usuário que espere. Sentado! E a fila anda mais lenta ainda. Atendimento preferencial de idoso, de idosa, de mãe com bebê, de mãe com carrinho, de pessoa com deficiência...

__Puta que pariu!

9h05: Pagamento da taxa de solicitação da segunda via.
9h06: Senha para a fotografia. Senha 42.

Senha 27.
Senha 28.
Senha preferencial de idoso.
Senha preferencial de gestante.
Senha preferencial de mãe com bebê no carrinho. Dormindo.
Senha preferencial de idosa.
Senha preferencial de mãe com bebê no colo para o pai ser atendido.
Senha....
Senha 42.

10h03: Fotografia nova para o documento roubado.
10h10: Fim do processo!

__Você vai receber a carteira no máximo em sete dias.

E no espaço público, um cartaz ameaça usuários que podem perder a paciência!

"Artigo 331 - Código Penal Brasileiro. Desacatar funcionário público no exercício da função. Pena de reclusão de seis meses a dois anos ou multa."

__E qual a pena para funcionário público moroso, serviço excessivamente burocrático e processo de trabalho pouco eficiente?

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