quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Listas de fim de ano

Dezembro está quase no fim e junto vai o ano de 2013. Para variar, os veículos de comunicação começam a fazer a retrospectiva. Parece que já vi isso em 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007... enfim...

Em vez de responder às listas da mídia como a celebridade que fez mais bonito ou a que deu o maior vexame; a melhor e a pior novela (como se atualmente existisse novela boa); o cantor ou a cantora que pegou mais e os que pegaram menos; ou qualquer outra coisa tão edificante quanto, poderíamos refletir mais para dentro e menos para fora. Tenho algumas sugestões. 

Quem eu fiz feliz esse ano? E por que?
Quem eu magoei esse ano? E por que?

Quem eu ajudei no momento que mais precisava?
A quem eu neguei ajuda no momento que mais precisava?


Qual o momento em que fui mais verdadeiro esse ano?
Qual o momento em que fui mais falso esse ano?


Qual o episódio que me deixou mais feliz? E por que?
Qual o episódio que me deixou mais triste? E por que?

Quando eu fiz algo por amor ao próximo?
Quando eu fiz algo por mero interesse?


Fazer retrospectiva de um ano olhando para fora é fácil demais. O desafio é fazer essa retrospectiva olhando para dentro. Essa é uma tarefa difícil. Afinal, poderemos não gostar do que vamos ver.

Nenhum comentário: