sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Tempo de renovação

Aproxima-se o novo ano e, com ele, muitos renovam as promessas, aquelas feitas no ano passado, no anterior, no anterior do anterior, no anterior do anterior do anterior... enfim, promessas feitas, não cumpridas e renovadas mais uma vez.

__Juro que paro de fumar.
__Começo uma dieta para baixar colesterol, triglicerídios, glicose.
__Vou praticar exercícios físicos todos os dias, pelo menos meia hora de caminhada.
__Prometo passar mais tempo com minha família.
__Vou diminuir a bebida e levar uma vida mais saudável.

Iemanjá está escaldada na água do mar. Ela sabe que os de sempre virão pular as primeiras ondas de 2014, assim como pularam as de 2013, 2012, 2011, 2010...

Os santos católicos - aqueles que costumam ser invocados durante as promessas - também andam desacreditando da capacidade de seus fiéis de cumprirem o que prometem.

E não falta quem aposte na cor da roupa para esperar o ano novo. Uns querem paz e harmonia, outros riqueza e dinheiro; mais alguns amor e paixão. Enfim... o que não faltam são pedidos e cores para vibrá-los.

E as simpatias? Há de vários tipos e objetivos. Para ganhar dinheiro, ter prosperidade, crescer profissionalmente, achar mulher ou marido, aumentar a sorte, ou seja, apostar na superstição é um bom recurso  para não enxergar a própria realidade e analisar o que se fez de errado no ano que passou.

Fazer promessa de final de ano resolve mesmo os problemas? Na dúvida, na passagem do ano, chupe algumas sementes de romã e guarde os caroços na carteira; use calcinha ou cueca nova na cor preferida; coma um prato de lentilhas.

E ainda: beba sete goles de champanhe segurando a taça com a mão esquerda e jogue o resto para trás sobre o ombro direito; receba o ano novo com três pulinhos no pé direito. Para cada simpatia, mentalize seu pedido.

Se você fizer isso, mas nada der certo em 2014, não se desespere! Faça tudo de novo no final do ano que vem para recepcionar 2015. 

Nenhum comentário: