quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Ser professor é


Ser professor é ouvir do estudante __prof, hoje vai ter coisa importante na sua aula?; e vê-lo algum tempo depois comprometido com o trabalhos em horários que ele jamais imaginaria estudar.

Ser professor é ouvir do estudante __prof, pra que tenho de estudar isso se não vou usar no mercado?; e ouvir dele muito tempo depois como profissional __eu deveria ter estudado mais aquelas teorias.

Ser professor é ouvir do estudante __prof, vamos fazer semana do saco cheio?; e ouvir dele no bimestre seguinte __prof, aumenta o prazo para entregar o trabalho.

Ser professor é ouvir do estudante __não tem como fazer esse trabalho, a câmera não funcionou, o entrevistado desmarcou, o técnico do laboratório faltou, o grupo não se reuniu. Ah... como queria estar formado!; e ouvir no ano seguinte à formatura __ai que saudades da facul, prof.

Ser professor é ouvir do estudante reclamações e queixas sobre seus prazos, tipos de trabalhos exigidos, leitura e, mesmo assim, ser um dos professores homenageados pela turma toda.

Ser professor é falar __ser professor é uma maravilha, pena que existem estudantes.; e se emocionar quando um estudante supera suas dificuldades com a língua portuguesa, produz textos com enfoques adequados e sustenta suas afirmações e interpretações com dados e fontes pertinentes.

Ser professor é falar __essa turma é ruim demais.; e pouco tempo depois queimar a língua com a qualidade dos trabalhos apresentados.

Ser professor é falar ao estudante __saia do senso comum, qualquer um pensa e diz isso.; e constatar tempos depois um senso crítico responsável.

Ser professor é estar sem paciência e dar respostas atravessadas, mas reconhecer os exageros, sem medo de perder a autoridade. 

Ser professor é um desafio, principalmente, em um país que diz valorizar a educação, mas não coloca isso em prática.

Ser professor é um desafio, principalmente, para revelar ao estudante que existe um mundo muito maior que o mercado de trabalho.

Ser professor é um desafio, principalmente, quando você desenvolve técnicas e habilidades para se vender, no mercado de trabalho, a mão de obra e não a própria consciência.

Ser professor é um desafio, principalmente, para não ser o dono da verdade e instigar o estudante a construir as dele, equilibrando rigidez e afeto.

Ser professor é um desafio.
E eu gosto de desafios.

Nenhum comentário: