sábado, 21 de novembro de 2015

Negros têm traços bonitos sim!


“Não querendo parecer racista, mas negros não tem traços bonitos.”

A afirmação causa indignação, gera polêmica e é inevitável a contra-afirmação. __A moça é racista. Espere um pouco. Mais adiante, a moça afirma “Eu sou morena clara, tenho olho escuro e não me sinto desvalorizada pq uma loira ganhou.” 

Esperaí! Ela não se sente desvalorizada como morena clara, mas negros nunca têm traços bonitos e belas, como Thais Araújo, são um exemplar raro. Definitivamente, o caso da moça não é de polícia, mas de terapia.

Negros têm traços bonitos sim!  

A chave para entender os motivos de a moça achar que os negros têm traços feios está na autoestima negra construída há séculos. Pare e pense. Desde Cabral ouve-se que o negro não presta, não é gente, é preguiçoso. E feio.

E você quer que o negro tenha – de uma hora para outra – a autoestima inabalável? Não use o preconceito do próprio negro para justificar o seu. É por essas e outras que as campanhas 100% negro e orgulho da raça são necessárias. Para desconstruir um discurso repetido há séculos.

Negros têm traços bonitos sim!  

A moça do post deve ser compreendida exatamente porque repete o discurso da maioria: um padrão branco de beleza. "Não adianta, brancos de olhos claros são mais bonitos. É universal." Padrão criado e circulado na indústria branca da moda, com respaldo cúmplice da mídia branca e do estado branco.

Por que do estado? Porque a importação de mão de obra europeia com a imigração, no fim da escravidão no Brasil, também atendeu a uma política de branqueamento da população brasileira, tida como “escura” demais.

Negros têm traços bonitos sim!  

A origem das relações sociais no Brasil é racista e é ela que deve ser combatida. Deve-se combater o discurso de que o negro é feio e o branco bonito; que o negro é mal e o branco bom. A lei que criminaliza o racismo é fundamental neste processo.

E também devemos mudar o enfoque construído historicamente. Sem desconstruir o discurso de que “negros não tem traços bonitos”, continuaremos a ver negros morenos claros repetindo que “negros não tem traços bonitos.”

Mudar esta realidade não é um trabalho com resultados imediatos. Esta é uma tarefa para algumas gerações, mas se não começarmos, tudo continuará como está. 

Negros têm traços bonitos sim!

Nenhum comentário: